sábado, 23 de abril de 2011

MINHA MONOGRAFIA MAIS RECENTE

TRABALHANDO RÓTULOS

PREZADOS COLEGAS,

O trabalho com rótulos deve ser desenvolvido de forma atrativa e dinâmica.
Faça-o de forma que os alunos e alunas possam compreender o que é, as partes que compreendem o rótulo, assim como o que está contido nesse tipo de texto.
Para que isto ocorra, apresente-lhes rótulos diferentes, explore cada um e peça que seus alunos os explore - momento esse em que eles farão inferências, mas de forma crítica, entendendo o significado das cores, dos símbolos e palavras ali contidos.
Após explorar todos os aspectos do texto, peça-lhes uma produção: que eles possam descrever passo a passo o que compreenderam sobre esse tipo de texto tão rico em títulos, textos e intertextualidades.
Concluída a fase da produção textual, é a vez da produção do seu próprio rótulo. Porém, para que o trabalho fique mais rico - e também a depender da idade de sua turma - peça que eles desenvolvam um produto inédito, ou seja, algo que ainda não existe no mercado (qualquer coisa), vai depender da criatividade deles e a partir daí desenvolvam seus respectivos rótulos. Embalem o produto e o levem à sala para a aprovação da turma.
Esse tipo de trabalho é desafiador, mas muito interessante, dinâmico e, literalmente, GOSTOSO.

QUEM FOI LAMPEÃO

Cangaceiro, cabra da peste,
Virgulino Ferreira,
de sangue no olho,
destemido de toda sorte,
só queria vingar os seus pais.

Bandido ou herói,
Lampeão matou e roubou
mas nunca de um pobre
fazia sua própria lei.

Se bandido ou herói,
fica a seu critério,
mas de uma coisa é certa,
nunca julgue sem conhecer:
procure a sua história,
leia-a do começo ao fim.

Depois de tudo ver,
tire as suas conclusões,
saiba quem era o bandido
e o herói onde estava.