sábado, 2 de julho de 2011

VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?

Seres essencialmente instintivos, vivemos de acordo com o que comemos.
Desde o nascimento, instintivamente pedimos “comida”: choramos por falta do alimento, comemos para alimentar nosso estômago, alimentamos nossos sonhos, sonhamos os nossos egoísmos e desejamos as nossas ambições.
À medida que crescemos – física ou intelectualmente – mudamos as nossas fomes: antes, quando as necessidades eram basicamente do alimento, segurança e conforto, passamos agora a desejar tipos outros de alimentos, como por exemplo "nutrição para os olhos".
Comemos com o olhar aquele corpo bonito, “saradão”: seja da menina, de pele sedosa, ou daquele rapaz, musculoso. Então já bate o desejo pelo apetite voraz de devorar o objeto desejado. Mas se isto não é possível, outros métodos são utilizados - recorre-se a uma revista ou a um vídeo, corre-se para o banheiro e através da tentativa de saciar tal "necessidade", com os olhos (e o pensamento voltado para o corpo visto), “mata-se” a fome que não fora saciada com "o pedaço de carne dos desejos".
Mas, o tempo não para, e a cada dia mudamos o nosso tipo de fome e pratos novos são desejados: pela fome do “ter”, passamos a nos aperfeiçoar, estudamos e ouvimos a cada dia que “é através dos estudos que seremos alguém na vida”. Então, para se comer bem (o alimento), é preciso se ter um bom salário, mas para que o salário seja bom, o emprego deve ser o melhor possível. Assim galgamos as mais altas torres para conseguirmos os melhores pratos do mercado de trabalho, porém, ouvimos que o melhor prato se encontra degraus acima e queremos subir sempre mais, para comermos (alimento) ainda menos e, dentro de toda a etiqueta, se alimentar ainda mais e melhor das nossas ambições profissionais/financeiras.
O dinheiro nos leva a querermos sempre mais, no entanto, para se ter - e sempre -, necessário se faz subir na profissão e como bons profissionais,  é indispensável estar e se manter bem nutridos também de beleza, estética, vestuária, companhias: nossa fome pelo ter, pelo ser, pelo possuir, pelo "usurpar" (até) pela ganância, pelo egoísmo, pelas necessidades reais, pelas necessidades criadas, pelas vontades políticas, pelo modismo financeiro e consumista, pelo sexo fácil, pelo prazer na droga, pelas iluzões mundanos e por tantas outras razões, nossas fomes vão se tornando maiores e insaciáveis.
Então, resta-nos apenas uma questão:

 VOCÊ,
Fotos de carros
TEM FOME
DE QUÊ?[Rafael+Lazzini.jpg]

Veja estes vídeos e pense um pouco sobre as suas práticas cotidianas e as fomes que fazes questão de manter.



Agora tenha coragem e procure tomar uma atitude de mudança - para você e para a construção de um mundo melhor - não apenas para o hoje, o já, o imediato, mas principalmente para o futuro dos nossos filhos e filhas, pois o nosso planeta conclama por isto.

PROJETO DE LEITURA

PROJETO


A LEITURA INTERDISCIPLINAR
JUSTIFICATIVA
Buscando colaborar na construção da formação cidadã dos alunos da Escola Municipal Paulo Pacheco, uma vez que os mesmos apresentam dificuldade de leitura, interpretação e construção de textos, nasce este Projeto de Leitura Interdisciplinar, onde todos os envolvidos (professores de todas as disciplinas, coordenação pedagógica, direção, vice-direção e bibliotecária) deverão se voltar para a melhoria da leitura no âmbito escolar de forma tal que os cidadãos em formação, no caso os alunos, possam fazer uso de sua aprendizagem não apenas neste espaço educacional, mas principalmente em seu cotidiano.
Este projeto visa despertar no alunado o prazer pela leitura, rompendo, assim, com o paradigma da leitura feita por imposição ou que só se ler dentro da escola e em disciplinas específicas, como Redação e/ou Língua Portuguesa.
Dentre as várias atividades que serão realizadas, temos: momentos de leitura e discussão com o apoio de livros e revistas em todas as turmas e em todos os turnos, Campanha de doação de livros e revistas, concurso de poesia com o tema Desenvolvimento Sustentável - já atendendo ao Projeto de Meio Ambiente (tema para este II semestre), com premiação para o primeiro, segundo e terceiro lugares. Os vencedores serão conhecidos ao final de cada período, logo após a culminância, que será discutida e em reunião com os professores e todos os envolvidos.
  
OBJETIVO GERAL
Desenvolver, no educando, habilidades e competências críticas para uma atuação no mundo em que vive, contribuindo efetivamente para a diminuição da injustiça social, bem como para a melhoria do seu bem-estar, do grupo que o cerca e  para a preservação do meio ambiente.
 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1.               Ampliar a percepção de mundo, resultante da leitura;
2.               Compreender o conceito e a importância do meio ambiente – de forma crítica e responsável;
3.               Compreender que se ler em todos os momentos de nossas vidas;
4.               Promover o trabalho em grupo;
5.               Cultivar e valorizar as tomadas de decisões democráticas;
6.               Desenvolver habilidades de entonação de voz;
7.               Aplicar conceitos sobre análise da estruturação de textos em diferentes gêneros;
8.               Compreender o significado e importância dos sinais de pontuação e acentuação;
9.               Promover o domínio de conceitos;
10.            Conhecer a realidade brasileira, em perspectiva histórico-geográfica;
11.            Desenvolver a conscientização da participação efetiva na sociedade, a partir da elaboração e execução de projetos;
12.            Promover uma ocupação mais contínua do espaço Bibliotecário, garantindo sua utilização mais eficiente;
13.            Desenvolver noções básicas de informática para inclusão digital da comunidade escolar interna;
14.            Organizar as atividades de leitura de forma que se alcance o comprometimento de todos da escola, a conscientização de que ler não é uma prática pedagógica exclusiva das aulas de Língua Portuguesa;
15.            Desenvolver atividades interativas que se apresentem tão úteis e eficientes quanto aquelas de sala de aula, caracterizando um processo educativo interdisciplinar
16.            Envolver todas as disciplinas em atividades de leitura regulares promovendo a explicitação do elo interdisciplinar como princípio pedagógico.

EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES

O projeto será executado mediante a realização das seguintes atividades:

1.            Parada semanal para a realização de leitura em todas as disciplinas;
2.            Realização de oficinas de reforço de leitura;
3.            Criação e apresentação de uma peça de teatro de fantoches, inserindo os personagens e fatos que ocorrem nos livros lidos;
4.            Criação, organização de peças teatrais a partir das leituras feitas para apresentar durante a culminância ao final de cada período;
5.            Exposição dos trabalhos produzidos em um mural;
6.            Retomada da produção do jornal “Palavramundo”;
7.            Realização da feira da leitura;
8.            Realização dos Concertos de leitura;
9.            Realização de oficinas de inclusão digital;
10.         Utilização da biblioteca da escola;
11.         Implantação de campeonatos de leitura;
12.         Leitura de gráficos, tabelas, receitas, bulas, rótulos, etc. - de acordo com o conteúdo que está sendo trabalhado em cada disciplina.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
Para que as atividades possam ser desenvolvidas por todas as disciplinas, atingindo assim a interdisciplinaridade esperada, este projeto deve ser implantado em cada um dos planos de curso das disciplinas, bem como em seus planos de aula, atendendo o cronograma abaixo:

MÊS
DIA
DIA DA SEMANA
CULMINÂNCIA
JULHO
18
segunda-feira


26
terça-feira


3
quarta-feira


12
sexta-feira

AGOSTO
18
quinta-feira


22
segunda-feira


30
terça-feira


8
quinta-feira

SETEMBRO
14
quarta-feira


23
sexta-feira


26
segunda-feira


4
terça-feira


12
quarta-feira

OUTUBRO
20
quinta-feira


28
sexta-feira


31
segunda-feira


1
terça-feira

NOVEMBRO
9
quarta-feira


17
quinta-feira


25
sexta-feira



 AVALIAÇÃO
Cada um dos docentes deverá fazer uma análise sobre o que está dando certo e onde deverá melhorar o trabalho de leitura e produção textual, discutindo com os discentes de forma clara e objetiva, dando-lhes oportunidade de expressão, bem como levando em consideração o que é dito.
Em reunião com a coordenação pedagógica e demais professores, devem ser discutidas as ações que estão dando certo, onde deve melhorar e também aquilo que por ventura não está surtindo efeito – momento em que serão dadas e discutidas novas sugestões.

SENHORES

1.               Os textos escolhidos deverão estar voltados para a disciplina e conteúdo dados;
2.               Leve em consideração a realidade do aluno – por isto mesmo procute trabalhar textos com os quais os alunos se identifiquem;
3.               O meio ambiente deve ser trabalhado – lembre-se do projeto de meio ambiente para este semestre;
4.               O trabalho consiste não apenas na leitura, mas também na produção de textos, independentemente da disciplina que leciones, e este projeto deve ser incluido no plano de curso para este semestre;
5.               As produções deverão ser guardadas para ser apresentadas no dia da culminância, que será discutida e planejada por todos nós no primeiro encontro das Acs;
6.               Trabalhar conteúdos como sexo e gravidez na adolescencia, drogas, prostituição, desmatamento, preservação ambiental, recursos hídricos, dentre outros, é de tarefa de todos nós – o que se pretende é a formação cidadã e, portanto, poderás voltar o assunto para a tua disciplina, trabalhando de acordo com o conteúdo dado, incluindo gráficos, tabelas, dados de pesquisa, produção textual, peça teatral, teatro de fantoches, poesias, paródias, crônicas, etc.