quarta-feira, 18 de setembro de 2013

SOBRADINHO E A LENDA DE JUACEMA E SEU FILHO JURUPARI


Conta a lenda que no Serrote da Aldeia, onde hoje se localiza a Vila São Francisco, havia uma pequena tribo.
No período da florada do juazeiro, no início da primavera, nasceu uma linda menina. Logo ao nascer, chamou a atenção de toda a tribo pela sua grande beleza e, em razão ao período de florada - o prenúncio de chuvas - deram-lhe o nome de Juacema (florada do juazeiro - em Tupi-Guarani).
Esta se tornou uma linda moça e, muito assediada pelos curumins da tribo, não quis a nenhum deles. No entanto, gostava de tomar banho nua na Cachoeira de Sobradinho, momento em que o Sol a via na sua mais íntima nudez e, em razão disto, o astro rei se apaixonou pela moça, tendo relações sexuais com a mesma.
Da relação amorosa, nasceu Jurupari, um lindo curumim, que se tornou bastante travesso e, ainda adolescente, incorporou-se num grande morcego, passando a se esconder nas tocas das pedras da Serra de Sobradinho para a proteger, assim como ao Rio São Francisco.
Com a chegada dos portugueses, Juacema se casou com um deles, enquanto que Jurupari continuava a proteger o Rio e a Cachoeira.
Jurupari ficou altamente revoltado com a construção da Barragem de Sobradinho por ter destruído a cachoeira onde ele e sua mãe tomaram banho. Então, com a sua ira, fez despertar o vento para que o mesmo provoque fortes ventanias no período de aniversário de sua mãe, durante a primavera - quando também ocorre a florada dos juazeiros (juacema - em Tupi-Guarani).

Nenhum comentário:

Postar um comentário