sexta-feira, 5 de julho de 2013

O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA EDUCACIONAL

Muitos dos nossos colegas, professores e professoras, reclamam quanto ao excesso de indisciplina e a falta de interesse dos alunos. No entanto, necessário se faz a percepção e uma releitura das suas ações e concepções metodológicas nas práticas pedagógicas.
A maioria das aulas são ministradas através de uma metodologia que era aplicada pelos Jesuítas do século XVI. Atualmente os nossos alunos fazem uso dos meios tecnológicos e das redes sociais em sua cotidianidade - assim como os professores também o fazem: em menor escala, é claro, pois este profissional não dispõe do mesmo tempo nem das mesmas habilidades que seus alunos.
Por falta do uso de instrumentos e metodologias que atraiam os seus alunos, estes se sentem desmotivados, pois não têm o incentivo ao atrativo nem o convite e a atração para o raciocínio e aprendizagem autossuficientes.
Cabe ao professor sair do comodismo e também "desacomodar" o seu aluno.
Ouvi incomodado um aluno, durante uma atividade, afirmar que "pensar dói".
Isto perturba e deve mobilizar o professor comprometido.
Como professor universitário, do Curso de Pedagogia, procuro desafiar os meus alunos e as minhas alunas a fazer o diferente, inclusive praticando isto em suas salas de aulas com registros visuais, como vídeo e fotos, e/ou demonstrar isto durante as aulas.

Estas alunas apresentam um conjunto de blusa e sai confeccionados com material reciclado: para a confecção da blusa foram usados papéis de balas, costuradas e coladas; já a saia usaram-se bolinhas de jornal, coladas entre si.

A roupa exposta pelas alunas do Curso de Pedagogia, no distrito de Maniçoba, na cidade de Juazeiro, no Estado da Bahia, faz parte de um desfile realizado pela disciplina de Artes, do Projeto que trata do Meio Ambiente - Caatinga - cujo foco foi a reutilização de materiais.
Além disto, fazendo o uso da câmera digital (nova tecnologia), os alunos puderam retratar a sua realidade, apresentando a vivência do homem do campo nesse meio onde a convivência com a seca é indispensável para a sobrevivência do animal-homem.
Fazer uso de câmera digital, celular, computador, Internet, sites de relacionamentos e de pesquisa é fundamental para a inserção do novo cidadão a esta nova sociedade. No entanto, a simples repetição dos velhos métodos não se faz suficiente: indispensável é que o professor leve os alunos ao raciocínio, às descobertas, à autossuficiência educacional, sem lhes dar respostas, mas torná-los capazes de fazê-los por si mesmos.