segunda-feira, 12 de março de 2012

PROJETO PÁSCOA


CENTRO EDUCACIONAL LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

PROJETO “PÁSCOA”
 
1.    TEMA
Páscoa.

2.    PROPONENTE
Centro Educacional Luís Eduardo Magalhães.

3.    ABRANGÊNCIA
Toda a comunidade que forma o Centro Educacional Luís Eduardo Magalhães, em especial.

4.    PESSOAL ENVOLVIDO
Todo o corpo discente, corpo docente, pessoal de apoio, coordenadores, vice-diretora e diretora.

5.    PÚBLICO ALVO
Alunos do Centro Educacional Luís Eduardo Magalhães – do 1º ao 8º ano.

6.    ÁREA DO CONHECIMENTO
Formação religiosa.

7.    DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Todas as disciplinas que formam a matriz curricular do Ensino Fundamental – das séries iniciais às finais.


8.    TEMPO PREVISTO
De 02 a 05 de abril de 2012.


9.    JUSTIFICATIVA
Considerando que a Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes no calendário Cristão, onde o ser busca uma maior reflexão sobre a vida, importante se faz pensar sobre a existência e permanência na terra, bem como a possível passagem desta para a morte.
Muito antes da ressurreição de Cristo, a páscoa era comemorada como uma data onde se festejava a passagem do inverso e a chegada da primavera.
Assim, a palavra páscoa, em hebraica, “peschad”; em grego “paskha”; e em latim “pache”, significa, em qualquer dessas línguas, “passagem”. Porém, para os cristãos a páscoa representa a passagem de um tempo de trevas para outros de luzes, ou seja, “a festa em que se celebra a vida, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo
Trazendo para a contemporaneidade, pode se afirmar que a Páscoa é um período no qual deve-se meditar sobre as próprias ações e as práticas na melhoria da vida do próximo, de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo.
Neste contexto, tentando abolir a cultura do “ovo de chocolate”, do comércio e da exploração financeira desta data, será enfatizado o sentido real da festividade Cristã, bem como os símbolos bíblicos e as ações cotidianas que todos podem praticar para uma convivência social e espiritual harmônica, tanto com o seu próximo quanto com os ensinamentos cristãos. Assim, passar-se-á do “velho” homem pecador e de ações individuais para o “novo” ser: cooperativo, participativo, voltado para a coletividade e para os ensinamentos divinos trazidos por Jesus Cristo.

10. OBJETIVO GERAL
Promover o crescimento espiritual das crianças e jovens que compõem a comunidade escolar do Centro Educacional Luís Eduardo Magalhães através do real significado da páscoa e da RESSURREIÇÃO de JESUS CRISTO, bem como desenvolver nos mesmos a consciência da cooperação e a solidariedade.
11.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü  Compreender quem é Jesus Cristo, conhecendo a sua história;
ü  Compreender a importância da Santa Ceia do Senhor;
ü  Conhecer e identificar os Símbolos da Páscoa e sua importância;
ü  Realizar atividades diversas sobre o tema em foco;
ü  Despertar os sentimentos de: solidariedade, humildade, amor ao próximo e fé em Deus;
ü  Vivenciar a festa da páscoa com a partilha;
ü  Desenvolver atividades lúdicas voltadas para o tema;
ü  Diferenciar o sentido real da páscoa do sentido comercial.

12. METODOLOGIA
Este projeto, após apresentação e discussão com os professores do Centro Educacional Luís Eduardo Magalhães, será trabalhado em sala de aula por cada um dos professores em suas respectivas disciplinas. Assim, deverão:
ü  Apresentar a razão histórica da instituição do dia 08 de março;
ü  Estudar/analisar gráficos, tabelas e índices de agressão às mulheres;
ü  Analisar, através de mapas, onde são encontrados os maiores índices de agressão às mulheres;
ü  Estudar o histórico evolutivo das conquistas femininas, tanto pessoal, quanto social e/ou política;
ü  Apresentar o quanto as mulheres estão sendo desvalorizadas através da audição de músicas, passos de danças, uso de roupas e comportamentos;
ü  Criação de cartazes, faixas, seminários, encenações, paródias, músicas, poesias, poemas, etc., de acordo com o conteúdo e a disciplina trabalhada;
ü  Palestras: ministradas por convidados e pessoal especializado.

13. ESTRATÉGIAS
Motivar os alunos sobre o tema, inclusive ouvindo os depoimentos que os mesmos podem dar sobre este assunto;
Apresentar vídeos, mensagens, músicas e outras atividades que valorizam ou desvalorizam as mulheres;
Procurar e levar para as salas de aula alguns depoimentos de mulheres que conseguiram superar suas dificuldades;
Estudar a história que deu origem ao dia Internacional da Mulher;
Pesquisar sobre a evolução e conquistas da mulher através dos tempos;
Pesquisar a importância da minissaia nas conquistas femininas;
Estudar a Lei Maria da Penha e a razão de sua origem;
Conhecer as mulheres do voto à presidência: suas conquistas sociais, políticas e financeiras;
Analisar matematicamente gráficos e tabelas;
Através do estudo de mapas, identificar os focos de maior e de menor violência contra a mulher no Brasil;
Escrever textos sobre o tema;
Criar músicas para a (s) mulher (es);
Desenvolver paródias;
Criar texto teatral e o encenar em sala ou no auditório;
Realizar seminários de acordo com a idade/série;
Traduzir textos sobre o tema da língua inglesa para o português;
Analisar as iniciativas políticas e sociais de valorização da mulher;
Criar faixas e cartazes para ser expostos pela escola;
Participar de palestras voltadas para o tema.  



  1. CULMINÂNCIA
Ocorrerá dia 09, onde serão apresentados os melhores trabalhos desenvolvidos durante a referida semana.
Alguns depoimentos sobre o tema, com prévia seleção, deverão ser mostrados para a comunidade.
O encerramento se dará com uma palestra sobre o tema.

  1. AVALIAÇÃO
Esta deve ser realizada por cada um dos professores, em suas respectivas aulas, no primeiro dia após a culminância, sendo apresentado e discutida na reunião de ACs seguinte.