CENTRO EDUCACIONAL LUÍS EDUARDO
MAGALHÃES
PROJETO “PÁSCOA”
1. TEMA
Páscoa.
2. PROPONENTE
Centro Educacional Luís Eduardo Magalhães.
3. ABRANGÊNCIA
Toda a comunidade que forma o Centro Educacional Luís Eduardo
Magalhães, em especial.
4. PESSOAL ENVOLVIDO
Todo o corpo discente, corpo docente, pessoal de apoio,
coordenadores, vice-diretora e diretora.
5. PÚBLICO ALVO
Alunos do Centro Educacional Luís Eduardo Magalhães – do 1º ao 8º
ano.
6. ÁREA DO CONHECIMENTO
Formação religiosa.
7. DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Todas as disciplinas que formam a matriz curricular do Ensino
Fundamental – das séries iniciais às finais.
8. TEMPO PREVISTO
De 02 a 05 de abril de 2012.
9. JUSTIFICATIVA
Considerando que a Páscoa é uma das datas
comemorativas mais importantes no calendário Cristão, onde o ser busca uma
maior reflexão sobre a vida, importante se faz pensar sobre a existência e
permanência na terra, bem como a possível passagem desta para a morte.
Muito
antes da ressurreição de Cristo, a páscoa era comemorada como uma data onde se festejava
a passagem do inverso e a chegada da primavera.
Assim,
a palavra páscoa, em hebraica, “peschad”; em grego “paskha”;
e em latim “pache”, significa, em qualquer dessas línguas, “passagem”.
Porém, para os cristãos a páscoa representa a passagem de um tempo de trevas
para outros de luzes, ou seja, “a festa em que se celebra a vida, a morte e
a ressurreição de Jesus Cristo”
Trazendo
para a contemporaneidade, pode se afirmar que a Páscoa é um período no qual
deve-se meditar sobre as próprias ações e as práticas na melhoria da vida do
próximo, de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo.
Neste
contexto, tentando abolir a cultura do “ovo de chocolate”, do comércio e da
exploração financeira desta data, será enfatizado o sentido real da festividade
Cristã, bem como os símbolos bíblicos e as ações cotidianas que todos podem
praticar para uma convivência social e espiritual harmônica, tanto com o seu
próximo quanto com os ensinamentos cristãos. Assim, passar-se-á do “velho”
homem pecador e de ações individuais para o “novo” ser: cooperativo,
participativo, voltado para a coletividade e para os ensinamentos divinos
trazidos por Jesus Cristo.
10. OBJETIVO GERAL
Promover o crescimento espiritual das
crianças e jovens que compõem a comunidade escolar do Centro Educacional Luís
Eduardo Magalhães através do real significado da páscoa e da RESSURREIÇÃO
de JESUS CRISTO, bem como desenvolver nos mesmos a consciência da
cooperação e a solidariedade.
11. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Compreender
quem é Jesus Cristo, conhecendo a sua história;
ü Compreender
a importância da Santa Ceia do Senhor;
ü Conhecer
e identificar os Símbolos da Páscoa e sua importância;
ü Realizar
atividades diversas sobre o tema em foco;
ü Despertar
os sentimentos de: solidariedade, humildade, amor ao próximo e fé em Deus;
ü Vivenciar
a festa da páscoa com a partilha;
ü Desenvolver
atividades lúdicas voltadas para o tema;
ü Diferenciar
o sentido real da páscoa do sentido comercial.
12. METODOLOGIA
Este projeto, após apresentação e discussão com os professores do
Centro Educacional Luís Eduardo Magalhães, será trabalhado em sala de aula por
cada um dos professores em suas respectivas disciplinas. Assim, deverão:
ü Apresentar a razão
histórica da instituição do dia 08 de março;
ü Estudar/analisar
gráficos, tabelas e índices de agressão às mulheres;
ü Analisar, através de
mapas, onde são encontrados os maiores índices de agressão às mulheres;
ü Estudar o histórico
evolutivo das conquistas femininas, tanto pessoal, quanto social e/ou política;
ü Apresentar o quanto as
mulheres estão sendo desvalorizadas através da audição de músicas, passos de
danças, uso de roupas e comportamentos;
ü Criação de cartazes,
faixas, seminários, encenações, paródias, músicas, poesias, poemas, etc., de
acordo com o conteúdo e a disciplina trabalhada;
ü Palestras: ministradas
por convidados e pessoal especializado.
13. ESTRATÉGIAS
Motivar os alunos sobre o tema, inclusive ouvindo os depoimentos
que os mesmos podem dar sobre este assunto;
Apresentar vídeos, mensagens, músicas e outras atividades que
valorizam ou desvalorizam as mulheres;
Procurar e levar para as salas de aula alguns depoimentos de
mulheres que conseguiram superar suas dificuldades;
Estudar a história que deu origem ao dia Internacional da
Mulher;
Pesquisar sobre a evolução e conquistas da mulher através dos
tempos;
Pesquisar a importância da minissaia nas conquistas femininas;
Estudar a Lei Maria da Penha e a razão de sua origem;
Conhecer as mulheres do voto à presidência: suas conquistas
sociais, políticas e financeiras;
Analisar matematicamente gráficos e tabelas;
Através do estudo de mapas, identificar os focos de maior e de
menor violência contra a mulher no Brasil;
Escrever textos sobre o tema;
Criar músicas para a (s) mulher (es);
Desenvolver paródias;
Criar texto teatral e o encenar em sala ou no auditório;
Realizar seminários de acordo com a idade/série;
Traduzir textos sobre o tema da língua inglesa para o português;
Analisar as iniciativas políticas e sociais de valorização da
mulher;
Criar faixas e cartazes para ser expostos pela escola;
Participar de palestras voltadas para o tema.
- CULMINÂNCIA
Ocorrerá dia 09, onde serão apresentados os melhores trabalhos
desenvolvidos durante a referida semana.
Alguns depoimentos sobre o tema, com prévia seleção, deverão ser
mostrados para a comunidade.
O encerramento se dará com uma palestra sobre o tema.
- AVALIAÇÃO
Esta deve ser realizada por cada um dos professores, em suas
respectivas aulas, no primeiro dia após a culminância, sendo apresentado e
discutida na reunião de ACs seguinte.