sexta-feira, 16 de maio de 2014

CONVIVÊNCIA COM O "VELHO CHICO"

O "Velho Chico", tem o seu início na Serra da Canastra, na parte Sul de Minas Gerais, a 1.280 metros acima do nível do mar.
Com as suas águas claras e cintilantes, brota pequeno até cair em forma de cascatas, sendo a maior dela a Costa d’Anta. Em seguida avoluma-se e também é agredido pelos primeiros dejetos na cidade de Pirapora, ainda em Minas Gerais.
Nos seus 3161 quilômetros de extensão, por todas as cidades pelas quais passa SERVINDO, recebe agressões de esgotos "in natura", mas mesmo assim fornece generoso as suas água nada mais cintilantes nem tão pouco puras.
A força do homem - impiedoso e irracional - cortou-lhe por dezenas de vezes pelas gigantes paredes das barragens, impedindo-lhe de criar várias espécies de peixes.
Ao entrar no Estado da Bahia, este, já não mais tão rico quanto antes, recebe os resíduos da exploração agrícola e é bombardeado por milhares de quilogramas e diversidades de agrotóxicos, causando-lhe a morte da sua fauna.

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/02/18/interna_gerais,351099/poluicao-afeta-a-pesca-no-rio-sao-francisco.shtml - publicado em 18/02/2013.

Votorantim causa Mortandade no rio São Francisco - NOTA PÚBLICA

05/03/2009
http://www.agsolve.com.br/noticias/votorantim-causa-mortandade-no-rio-sao-francisco-nota-publica

Sentir que o rio morre a cada dia em função da alimentação de outros povos e detrimento aos seus ribeirinhos, que passam a apresentar doenças várias, bem como ao agonizante pedido de socorro - que diga-se, é algo que vem sendo denunciado pelos ribeirinhos, pescadores e ambientalistas desde a décadas - é algo que dói. No entanto, maior dor é sentir que essa agonia já é real ao observar imagem como esta (abaixo) registrada entre os Municípios de Piranhas, no Estado de Alagoas e Canindé do São Francisco, em Sergipe, a poucos metros depois da Usina Hidrelétrica de Xingó.


Milhares são as denúncias feitas por grupos e sites preocupados com a vida e sobrevivência do "Velho Chico". No entanto, o grito dos pescadores e ribeirinhos é sufocado pelo poder do capitalismo desenfreado, que prefere lotar um grande avião de carga com as suas toneladas de frutas para qualquer outro país da Europa e matar de fome, sede e as mais diversas doenças causadas pelos agrotóxicos, do que investir "alguma migalha" na permanência e sobrevida desta indispensável fonte de vida para toda a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário