sábado, 23 de abril de 2011

TRABALHANDO RÓTULOS

PREZADOS COLEGAS,

O trabalho com rótulos deve ser desenvolvido de forma atrativa e dinâmica.
Faça-o de forma que os alunos e alunas possam compreender o que é, as partes que compreendem o rótulo, assim como o que está contido nesse tipo de texto.
Para que isto ocorra, apresente-lhes rótulos diferentes, explore cada um e peça que seus alunos os explore - momento esse em que eles farão inferências, mas de forma crítica, entendendo o significado das cores, dos símbolos e palavras ali contidos.
Após explorar todos os aspectos do texto, peça-lhes uma produção: que eles possam descrever passo a passo o que compreenderam sobre esse tipo de texto tão rico em títulos, textos e intertextualidades.
Concluída a fase da produção textual, é a vez da produção do seu próprio rótulo. Porém, para que o trabalho fique mais rico - e também a depender da idade de sua turma - peça que eles desenvolvam um produto inédito, ou seja, algo que ainda não existe no mercado (qualquer coisa), vai depender da criatividade deles e a partir daí desenvolvam seus respectivos rótulos. Embalem o produto e o levem à sala para a aprovação da turma.
Esse tipo de trabalho é desafiador, mas muito interessante, dinâmico e, literalmente, GOSTOSO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário