PROJETO COMUNICAÇÃO E CIDADANIA
JUSTIFICATIVA
A escola deve ter como meta a formação do cidadão em todo e qualquer trabalho nela e por ela desenvolvidos.
São, na atualidade, os meios de comunicação – jornal, revista, rádio, TV, Internet e a telemática – os meios pelos quais os seres humanos se comunicam, buscam informações e se inteiram sobre os acontecimentos. A partir deles nasce um novo paradigma, no qual cabem as mais diferentes formas de linguagens: culta, popular, gírias ou qualquer outra.
Este projeto tem por finalidade apresentar aos alunos as várias modalidades de comunicação existentes, assim como as suas linguagens e ainda demonstrar quão importância são para a formação da cidadania e para o cotidiano do cidadão.
De forma transdisciplinar e buscando desenvolver o conhecimento global, a partir da cidade de Sobradinho, o aluno e a aluna envolvidos neste projeto, poderão aprender e apresentar, na prática, o seu conhecimento – já adquirido – bem como as suas descobertas a partir deste.
1- OBJETIVOS GERAIS: promover o conhecimento unindo os meios de comunicação, linguagens, pesquisa e criatividade artística, para, a partir deste, facilitar a formação crítica e cidadã.
1.1- OBJETIVOS ESPECÍFICOS: analisar os meios de comunicação e suas linguagens, buscando compreender quais são os benefícios e os malefícios que os mesmos trazem à sociedade, bem como o uso dos mesmos por cada segmento social.
2- PÚBLICO ALVO: Alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Vila São Joaquim.
4- RECURSOS DIDÁTICOS:
- INTERNET.
- Biblioteca.
- Livros, jornais e revistas.
5- ESTRATÉGIAS:
- Trabalho transdisciplinar sobre os mais variados tipos de comunicação.
- Pesquisa de campo.
- Estudo, interpretação e criação de textos e gráficos.
- Desenvolvimento de roteiros.
6- CONTEÚDOS:
- Pesquisa sobre os diferentes tipos de comunicação: funcionamento, montagem, direcionamento, público alvo, custos, aceitação pública...
- Desenvolvimento de trabalhos científicos (de acordo com a ABNT).
- Estudo e elaboração de tabelas e gráficos.
- Pesquisa de campo sobre os tipos de comunicação mais usados pela sociedade sobradinhense.
- Desenvolvimento de roteiros de trabalho e entrevistas.
- Criação do cronograma de trabalho de cada grupo.
7- METODOLOGIA:
7.1- A turma, através de seus respectivos grupos, levantará informações sobre o meio de comunicação cabível, buscando levantar o máximo possível de dados para conhecer sobre o referido meio (se jornal, revista, rádio, TV, Internet ou a telemática);
7.2- De posse desses dados, desenvolverá um questionário para a realização de uma pesquisa de campo para saber o quanto o meio de comunicação pesquisado é aceito nesta comunidade, bem como a sua preferência;
7.3- Cada grupo construirá um relatório descrevendo suas ações e neste inserirá todos os dados levantados, incluindo gráficos, tabelas e o que mais for necessário, devendo organizar o seu levantamento e, juntamente com o trabalho científico, montar um seminário para ser apresentado na data marcada;
7.4- Após o seminário, cada grupo deverá criar uma matéria ou uma forma para fazer a apresentação do seu meio de comunicação. Esta deverá ser realizada de forma criativa e dinâmica.
7.5- Distribuição dos grupos:
GRUPO
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TÍTULO
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1
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JORNAL IMPRESSO – DEFINIÇÃO E SUAS LINGUAGENS
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2
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REVISTA – DEFINIÇÃO E SUAS LINGUAGENS
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3
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RÁDIO – DEFINIÇÃO E SUAS LINGUAGENS
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4
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TV – DEFINIÇÃO E SUAS LINGUAGENS
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5
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INTERNET – DEFINIÇÃO E SUAS LINGUAGENS
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6
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TELEMÁTICA – DEFINIÇÃO E SUAS LINGUAGENS
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8- CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
DIA/MÊS
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ATIVIDADE
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LOCAL
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PONTUAÇÃO
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11/05/11
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- Sorteio do tema para cada equipe.
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Sala de aula.
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25/05/11
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- Apresentação dos trabalhos escritos à turma.
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Sala de aula.
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2 pontos
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01/06/11
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- Seminário.
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Sala de aula.
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3 pontos
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22/06/11
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- Trabalho artístico/criativo (apresentação do seu meio de comunicação).
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Sala de aula.
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5 pontos
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9 – AVALIAÇÃO:
O processo de ENSINO/APRENDIZAGEM se dá através de uma parceria onde o educador, mesmo sendo o mediador desse ensinar, é aquele que se surpreende e aprende com o seu alunos. Assim, como educador que é, acompanha toda a evolução de seu alunos, onde aquele passa a perceber todas as fases de crescimento, de um e do outro, sujeitos no processo que é permanente.
Além disto, verificar o envolvimento e o compromisso de cada membro que compõe os grupos, assim como o seu desenvolvimento, interação e cooperação com e em grupo, fazem-se indispensáveis neste processo de conhecimento e crescimento – pessoal, enquanto cidadão, e discente – futuro profissional.
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