sexta-feira, 27 de maio de 2011

PROJETO ÁGUA

JUSTIFICATIVA

            A escola tem por objetivo a formação do cidadão e este projeto tem como finalidade fazer com que o alunado da Escola Municipal Paulo Pacheco desenvolva seu raciocínio a partir de situações cotidianas quanto ao uso de um dos recursos naturais mais importante para ele e toda a humanidade: A ÁGUA – isto através do envolvimento das disciplinas de Ciências, Artes, Matemática, Geografia, Inglês, Geometria e Português.
            O trabalho interdisciplinar visa o entendimento global do mundo em que vivemos, aproximando o aluno cada vez mais da realidade em que vive.
            Serão trabalhadas atividades que sugiram o desenvolvimento cognitivo para os conteúdos propostos, sempre visando o desenvolvimento da curiosidade e o gosto de aprender.
1- OBJETIVOS GERAIS: Promover o conhecimento unindo o lazer ao aprender, desenvolvendo a capacidade de questionamento e de investigação, estimulando-lhes a consciência quanto a preservação dos recursos hídricos – tanto em sua região quanto no mundo.

1.1-            OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Tratar da peservação da água, suas substâncias e questões ambientais (a importância da reciclagem de lixo, o problema da água e saneamento básico, dentre outras) de uma forma construtiva, desenvolvendo nos alunos a percepção do valor da ciência como construção humana, fazendo-os utilizar elementos e conhecimentos científicos e tecnológicos para diagnosticar questões sociais e ambientais, reconhecendo o sentido histórico da ciência e da tecnologia.

2- PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Fundamental – II fase.

4- RECURSOS DIDÁTICOS:
-          Sala de Informática - acesso à INTERNET.
-          Biblioteca.
-          Livros, jornais e revistas.

5- ESTRATÉGIAS:
-          Trabalho interdisciplinar sobre Coleta Seletiva e Reciclagem de Materiais.
-          Elaboração de relatórios.
-          Estudo e Interpretação de textos e gráficos.

6- CONTEÚDOS:
-          Meio Ambiente.
-          Recursos hídricos.
-          Lençóis freáticos.
-          Biomas.
-          Elaboração de relatórios.
-          Desenvolvimento de redação.
-          Estudo dos recursos naturais e acidentes geográficos.
-          Artes plásticas.

7- METODOLOGIA:
-          Pesquisas bibliográficas (na biblioteca, internet e/ou jornais regionais).
-          Discussões em sala de aula, em grupo ou individualmente, levando em consideração as experiências individuais e os conhecimentos coletados em pesquisas.
-          Reaproveitamento de material reciclável.
-          Pinturas (de tela, do rosto, do corpo).
-          Dramatizações.
-          Estudo e elaboração de gráficos.

8- SUGESTÃO DE ATIVIDADES:
Ø  Pesquisa sobre a coleta de lixo na cidade.
Ø  Para onde vai o lixo coletado?
Ø  Existe tratamento de água? Como acontece?
Ø  E tratamento de esgoto, existe?
Ø  O que acontece com o esgoto da cidade?
Ø  Qual é a situação atual do rio que abastece a cidade?
Ø  O que é mata ciliar? Ela existe? Como está?
Ø  A água pluvial é aproveitada? Como?
Ø  Qual é a composição química da água?
Ø  A água pode ser produzida artificialmente?
Ø  O rio que abastece a cidade, nasce onde? Onde fica sua foz?
Ø  Qual é a região brasileira com o maior potencial hídrico?
Ø  Por que o Brasil é considerado o país com o maior recurso hídrico do mundo?
Ø  O que é Aquífero Grarani?
Ø  Vamos estudar e construir gráficos:
- quantidade de água poluída no Brasil;
- a água que tínhamos a 20 ou 30 anos atrás e o que dispomos hoje;
- as regiões brasileiras com maior e menor concentração de água potável;
- potencial hídrico do Rio São Francisco;
- biomas: comparação entre a caatinga e outros;
- os rios com maior volume de água no Brasil.
Ø  Leitura e construção de mapas:
- localização da sala de aula na escola;
- localização da escola na cidade;
- localização da cidade no Estado;
- localização do Estado na Região e no País;
- localização do País nas Américas e no Globo;
- localizar a cidade e a escola virtualmente via satélite.
Ø  Pinturas do rosto e do corpo sobre o tema.
Ø  Pintura de telas.
Ø  Confecção de cartazes.
Ø  Elaboração de roteiros e relatórios.
Ø  Criação de poemas, poesias e redações.
Ø  Roupas e outros materiais com material reciclável.
Ø  Danças e dramatizações.
Ø  Criação de paródias.
Ø  Criação de músicas.
Ø  Criação de cordel.
Sabe-se que a água a única substância na terra que se apresenta nos três estados da matéria (sólido, líquido e gasoso). O gelo tem uma propriedade notável de ser um sólido menos denso que a água líquida. A maioria dos sólidos afunda nos seus líquidos; O gelo flutua na água, e isso é fundamental para a vida no planeta, pois nas regiões frias os mares congelam-se apenas na superfície, preservando a vida.
Quando Lavoisier, em 1783, anunciou à Academia de Ciências de Paris que a água era composta por hidrogênio e oxigênio, estava propondo uma nova maneira de definir um elemento químico completamente diferente da visão aristotélica: um elemento poderia ser definido experimentalmente como qualquer substância que não pudesse ser decomposta por métodos químicos. Quando John Dalton propôs sua teoria atômica em 1803, sugeriu a interpretação de que cada elemento fosse constituído por uma única espécie de átomos. Em uma reação química, os átomos de diferentes elementos poderiam se combinar para formar moléculas, para Dalton átomos compostos, que seriam a menor unidade da substância composta. Gay-Lussac, seguindo os trabalhos de Cavendish e Priestley, verificou que dois volumes de hidrogênio combinam-se com um volume de oxigênio para formar água. Logo após a publicação desses resultados por Gay-Lussac, em 1808, Berzelius sugeriu a fórmula H2O para a água.
A fórmula química da água - H2O - é um importante instrumento para explicar várias de suas propriedades, inclusive aquelas mais notáveis e incomuns. A fórmula, no entanto, nada mais é que uma representação da substância.
BIBLIOGRAFIA

-          http://www.sanasa.com.br/
-          http://www.cetesb.com.br/

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